Ajuda brasileira deve ser paga por R $ 280 a partir de novembro, um mês após o fim da ajuda emergencial
O governo federal deve atender pelo menos 16 milhões de famílias como um novo benefício que substituirá o Bolsa Família.
Anúncios
O presidente Jair Bolsonaro entregou ao Senado Federal as medidas provisórias (MP) que criaram o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família. Além do valor médio ser pelo menos 50% superior ao valor atual, outras variações serão contempladas nos novos benefícios.
O valor médio deve ficar em torno de 280 reais, enquanto o valor médio pago pelo Bolsa Família é de 189 reais. Algumas semanas atrás, Bolsonaro considerou aumentar o benefício para 400 reais.
“Não podemos deixar os mais vulneráveis sem atendimento. Por isso, decidimos que a proposta mínima do Bolsa Família é de 50%, agora Auxílio Brasil”, para defender o presidente e apurar a inflação dos alimentos.
Segundo ele, não há orçamento para aumentar o valor em 100%. “Se a economia entrar em colapso, é inútil ganhar 1 milhão de reais por mês e não comprar um rolo.”
O ministro da Cidadania, João Roma, prometeu não desrespeitar o teto de gastos e o Bolsonaro “procura apertar o cinto nas outras áreas do governo para que a sociedade possa cada vez mais receber benefícios governamentais”.
Sobre ajuda brasileira
Os pagamentos planejados começarão em novembro, um mês após a emissão da última parcela da assistência emergencial. O plano deve atender pelo menos 16 milhões de famílias, quase 1,5 milhão a mais do que as 14,6 milhões de famílias beneficiadas atualmente.
As medidas que deram origem ao plano previam também iniciativas de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, incluindo ações relacionadas com a inclusão produtiva, o empreendedorismo e o ingresso na economia formal.
“Estamos levando essa questão muito a sério para que o governo brasileiro possa responder cada vez mais e aumentar a eficiência no atendimento às pessoas mais necessitadas. E, em particular, para garantir que essas pessoas gozem plenamente de seus direitos de cidadania”, disse Roma.
Publicado em: 2 de setembro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.