A revisão do FGTS vai emitir uma quantia enorme de 10 mil reais para cada trabalhador?
Os dados mostram que a revisão do FGTS pode significar renda elevada para o trabalhador, mas atenção ao balanço de pagamentos
Anúncios
A revisão do Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho (FGTS) é um tema que tem chamado a atenção de muitos trabalhadores, afinal, é dirigido a todos os trabalhadores que tenham remunerado pelo menos um período de trabalho após 1999.
A revisão do FGTS aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá pela troca do atual índice de revisão da moeda do fundo garantidor. Isso porque o índice que corrige os saldos do FGTS desde 1999 é a Taxa Referencial de Juros (TR), que não tem conseguido acompanhar o aumento da inflação desde sua aplicação.
Portanto, toda vez que o saldo do FGTS do trabalhador for corrigido pelo câmbio, o trabalhador passará a perder parte do dinheiro, afinal, o “lucro” da própria inflação ultrapassa o fundo de garantia do trabalhador.
Os trabalhadores podem ganhar pelo menos 10.000 reais?
Após a divulgação dos dados da start-up LOIT FGTS, a ferramenta serve para auxiliar os trabalhadores no cálculo do saldo a que têm direito após entrarem na revisão, é óbvio que o saldo da maioria dos trabalhadores que utilizam a ferramenta é próximo a R $ 10.000 , e muitos trabalhadores duvidam que seja esta também a quantia que receberão.
Vale lembrar que o valor de 10.000 reais é apenas um valor médio, ou seja, alguns trabalhadores podem receber mais, assim como alguns trabalhadores recebem muito pouco dinheiro, então a revisão não vale a pena.
Portanto, o primeiro passo para determinar se vale a pena participar da revisão é calcular o valor. Lembre-se de que os cálculos não são tão simples, mas existem várias ferramentas (como o LOIT FGTS) que podem ajudar. Para isso, basta acessar o relatório do FGTS de todo o período do FGTS e verificar se pode receber o saldo para verificar se vale a pena a revisão.
Mas não se esqueça de que não existe almoço grátis no mundo, porque a censura pode significar altos lucros para alguns trabalhadores, enquanto para outros, infelizmente, a censura pode não valer a pena no final.
Desde 1999, a troca do índice de correção da moeda da conta do fundo de garantia substituiu a TR por um índice de inflação, resultando em um retorno médio de aproximadamente 10.000 reais por trabalhador.
Publicado em: 20 de outubro de 2021
Pedro Ribeiro
Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.