O Cadastro Único (CadÚnico) é a forma para coletar e identificar informações das famílias de baixa renda em nosso país. O motivo é para que se possa efetuar o direcionamento das que estão em vulnerabilidade econômica para os projetos sociais e à inscrição para que eles possam vir a receber as vantagens do Governo Federal
Anúncios
Graças ao cadastro único , as famílias de baixa renda têm fácil acesso a programas sociais que garantem uma economia, como o Bolsa Família, Casa Verde e Amarela CNH Social.
O programa realiza um processo de identificação dos dados cadastrais , reconhecendo as pessoas que já estão incluídas no cadastro como novos beneficiários.
Uma parte importante do registro é a atualização de rotina para que não haja nenhum benefício de bloqueio .
As informações exigem comprovante de residência, autorização de trabalho e documentos pessoais dos membros.
Em caso de mudança no núcleo familiar , como nascimentos, óbitos ou uma nova fonte de renda, o governo federal por meio do CadÚnico deve agir imediatamente.
Os dados registados dizem respeito à assistência social nacional e pública.
Políticas públicas de apoio às pessoas ou em situação de vulnerabilidade econômica são implementadas a fim de garantir uma melhor qualidade de vida para a população.
O grupo que pode se inscrever no programa é aquele que recebe individualmente até 1 salário mínimo ou que possui renda familiar de até 3 salários mínimos.
Os programas Bolsa Família, Casa Verde Amarela e CNH também exigem registro prévio no CadÚnico.
O primeiro garante um abono mensal de acordo com o número de membros da família, o segundo é o de Minha Casa Minha Vida, mas com o novo CNH Social garante treinamento gratuito para jovens com renda que deseja ter uma oportunidade no mercado de trabalho. trabalho.
Como você pode se inscrever no Cadastro único?
O cadastramento do CadÚnico pode ser feito por meio de visitas de assistentes sociais às residências das pessoas com renda.
No entanto, as pessoas que estão incluídas nas condições mencionadas acima e que não recebem nenhum subsídio do governo, vão a um centro de referência de ajuda e se inscrevem.
Confira a seguir quais documentos são necessários e as normas para programas do governo federal:
- CPF ou título de eleitor no ato do cadastro, exceto para quilombolas o indígenas;
- O representante familiar tem que ter no mínimo 16 anos;
- Certidão de nascimento ou casamento de todos os membros familiares;
- Levar um comprovante de residência;
- Comprovante de matrícula para crianças e adolescentes menores que 17 anos;
- Carteira de Trabalho.