Primeira parcela do 13º salário deve ser paga neste mês - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga neste mês

O 13º salário é uma grande conquista para os trabalhadores brasileiros. Criada há 60 anos pelo então presidente João Goulart, a bolsa se tornou uma ferramenta responsável por dinamizar a economia e o comércio no final do ano. Este ano, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até este mês, destinada a grupos específicos. Os abonos salariais são pagos aos aposentados, pensionistas e àqueles que trabalham com carteira assinada há pelo menos 15 dias.

Anúncios

Eles também são elegíveis para todas as licenças de maternidade e trabalhadores em licença por doença ou acidente. O cálculo dos salários do dia 13 é baseado nos salários de dezembro. No entanto, cabe ao empregador decidir se paga o trabalhador em uma ou duas prestações. A primeira parcela equivale a metade do seu salário atual (excluindo descontos e benefícios), e a segunda parcela inclui descontos no imposto de renda e nas contribuições ao INSS.

Pagamentos

Este ano, foi feito o 13º adiantamento salarial para aposentados e pensionistas do INSS. Portanto, as parcelas pagas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) serão aplicadas a todos esses trabalhadores. No entanto, se o 13º salário é parcelado ou parcelado fica a critério do empregador. Com isso, os franqueados têm até 30 de novembro para receber o 13º salário.

Se pago em duas parcelas, os trabalhadores receberão a segunda parcela até 2 de dezembro. A primeira parcela da 13ª parcela paga neste mês em valor igual a metade do salário atual do trabalhador. Na segunda parcela da 13ª parcela, deve-se acrescentar também a média de horas extras.

Como calcular o valor do 13º salário

Para calcular, o 13º salário é baseado nos salários e outros valores que os trabalhadores recebem com certa frequência ao longo do ano. Portanto, o pagamento de horas extras, comissões e horas extras são todos levados em consideração. No cálculo do 13º salário não são consideradas as despesas com alimentação e transporte. O salário integral do trabalhador é dividido em 12 vezes, acrescido de extras e bônus, o valor multiplicado pelo número de meses trabalhados.

Trabalhadores de 12 meses recebem pagamento extra. Aqueles que não trabalharam por 12 meses receberão um 13º mês proporcional às suas horas trabalhadas. Nesse sentido, os trabalhadores que trabalham pelo menos 15 dias por mês têm direito a 1/12 (um duodécimo) do seu salário total em dezembro. Portanto, 15 dias de trabalho são contados como um mês no cálculo do 13º salário.

A primeira parcela da 13ª parcela é igual a metade do salário atual, sem deduções de impostos e benefícios. No entanto, a segunda parte é repassada aos trabalhadores por meio de descontos no imposto de renda e nas contribuições ao INSS. Caso o adiantamento do 13º salário seja solicitado durante o período de férias, somente o 2º salário será repassado.

Leia também: Conheça condições para descontos na conta de luz

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..