Entendendo as dúvidas sobre o benefício Auxílio Brasil - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Entendendo as dúvidas sobre o benefício Auxílio Brasil

Entendendo Dúvidas sobre o Benefício do Auxílio Brasil para Após 18 anos de existência e reconhecido como o maior programa de transferência de renda do mundo, o PBF chegou ao fim. Em seu lugar, o governo de Jair Bolsonaro implementou o Auxílio Brasil, válido a partir deste novembro, como medida provisória pendente em pesar de já ter sido criado, as regras do programa ainda não estão claras.

Anúncios

As últimas informações do Ministério da Cidadania, que a rede de apoio social do governo , indicam que quem já está matriculado no Bolsa Família continuará sendo do Auxílio Brasil.

Os demais trabalhadores – em especial os que recebem auxílio emergencial e serão privados de abonos a partir deste mês, quando a liberação da última parcela – ainda está em situação incerta.

De fato, ainda não foi anunciado como quando será aberto o cadastro para que as famílias de baixa renda possam fazer parte do CadÚnico, o cadastro federal, estadual, e do Distrito para pagar benefícios sociais. Enquanto isso, quem já está cadastrado deve manter seus dados atualizados.

1 – O que é AUXÍLIO BRASIL?
O programa Auxílio Brasil, criado pela Medida Provisória nº 1.061, de 9 de agosto de 2021, substituirá o Bolsa Família após 18 anos de existência.

2 – Por que a família BOLSA acaba?
Não há explicação técnica para o fim do esquema, que foi criado pelo governo Lula em 2004 e é considerado o maior esquema de transferência de renda do mundo. Segundo o Ministério da Cidadania, o objetivo da criação do Auxílio Brasil foi estabelecer padrões para fortalecer e ampliar as redes de proteção social ao mesmo tempo em que cria oportunidades libertadoras para grupos vulneráveis.

3 – Todos que recebem a BOLSA FAMÍLIA recebem ajuda brasileira?
Sim. Hoje, 14,6 milhões de famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família, que receberá o Auxílio Brasil. No entanto, o governo pretende incluir mais 2,4 milhões de domicílios, eliminando listas de espera e beneficiando 17 milhões de domicílios. No entanto, para isso, você precisa atender aos critérios do programa.

4 – COMO FAÇO PARA GANHAR O AUXÍLIO BRASIL?
Ainda não existe site ou cadastro de famílias que cumpram as regras do Auxílio. No entanto, a diretriz é dirigida a quem julga o direito de solicitar centros de assistência social nos municípios. Na capital paulista Paulo, o atendimento deve ser programado através do site http://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br/forms/BemVindo.aspx

5 – TODOS VÃO GANHAR R$ 400?
Inicialmente, o governo anunciou a complementação do Bolsa Família no valor de até R$ 400 , provisoriamente, pagos até 2022, que seria o novo Auxílio Brasil. No entanto, não há nenhuma norma publicada que garanta essa renda; o que sabemos até agora é que o antigo Bolsa Família será reajustado em até 20%.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..