Caixa TEM: Saiba como funciona a nova forma de pagamento do Bolsa Família? - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

Caixa TEM: Saiba como funciona a nova forma de pagamento do Bolsa Família?

O aplicativo Caixa Tem é uma nova forma de acesso às contas dos beneficiários do Bolsa Família. Os usuários com número de identificação social (NIS) que termina em 9 e 0 receberão esse valor em sua conta de poupança social digital a partir de dezembro de 2020. O aplicativo também possui outras funções.

Anúncios

A partir de junho, os beneficiários do NIS em julho e agosto também serão depositados em uma conta de poupança. Outros cadastrados no Bolsa Família também serão incluídos ao longo do ano. Segundo a Caixa, a atividade bancária é gradativa para não onerar o sistema.

Veja como utilizar o aplicativo Caixa Tem

As operações do app foram ampliadas em 2020, com a inclusão do recebimento do auxílio emergencial.

A ferramenta foi criada para facilitar o acesso a serviço sociais e transações bancárias. Nele é possível fazer compras, pagar boletos, consultar saldo, fazer transferências e até saques sem cartão.

O app está disponível para download nas lojas Android e iOS. Após instalar, o primeiro acesso solicita o CPF do cliente e uma senha com seis dígitos.

Para acessar informações da conta e fazer pagamentos e transferências, também é preciso cadastrar o número do celular e aguardar uma mensagem SMS.

Por exemplo, para ver o valor do depósito, clique na guia “Mostrar saldo”. Para obter informações mais detalhadas sobre alterações na conta, como depósitos, basta clicar em “Extrato”.

Para compras pela Internet, os usuários usam cartões de débito virtuais gerados gratuitamente.

Para comprar mercadorias em uma loja física, você pode gerar um código QR gerado na própria máquina da organização comercial.

O aplicativo também passará a oferecer opções de microfinanças, oferecendo empréstimos de 100 reais, 200 reais e 300 reais para brasileiros de baixa renda e beneficiários de socorros emergenciais, respectivamente.

Os beneficiários cujo NIS termina em 3, 4 e 5 usarão a ferramenta em fevereiro, e os beneficiários cujo NIS termina em 1 e 2 usarão a ferramenta no segundo mês.

Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores, agricultores, assentados e pessoas em situação de rua também serão contemplados em março.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..