A importância da oportunidade na vida de quem está em busca do 1º emprego - Programa do Governo
Pular para o conteúdo

A importância da oportunidade na vida de quem está em busca do 1º emprego

As empresas costumam ver candidatos inexperientes como aqueles que precisam de mais atenção e treinamento. Portanto, é comum que algumas empresas relutem em fornecer esse suporte inicial. No entanto, profissionais qualificados e experientes também não são baratos para as organizações.

Anúncios

Por isso, apostar em novos talentos, nomeadamente profissionais de desenvolvimento profissional, pode ser um bom investimento. Isso finalmente abre as portas para grandes oportunidades para quem procura trabalho, mesmo sem experiência. A ausência de experiência profissional não deve ser encarada como um obstáculo para conquista do primeiro emprego.

Muitas empresas se concentram na experiência, mas também se concentram na capacidade do candidato. Por isso, procure empresas que valorizem seu perfil de trabalho. Converse com pessoas que já trabalham na empresa para entender como é a cultura e os valores.

Empresas que valorizam os mesmos valores do candidato tendem a se identificar com ele. Estágios ou algum trabalho em uma ONG. Desta forma, você pode ganhar experiência e dificilmente terá dificuldade em encontrar um local para desempenhar suas funções. Isso ocorre porque as empresas comunitárias e as ONGs exigem muita mão de obra.

Tenha uma rede de networking

Não basta ser qualificado, é preciso conhecer pessoas da área. Porque a empresa valoriza as recomendações. Então, quando você conhece um grupo de pessoas que podem ajudá-lo a conseguir seu primeiro emprego.

Algumas profissões são mais indicadas para quem não possui experiência e sempre . Além disso, vagas temporárias podem ser uma boa opção.

Vejamos abaixo as profissões que não necessitam de experiência:

  • Assistente administrativo;
  • Atendente de farmácia;
  • Atendente de loja;
  • Garçom;
  • Auxiliar de produção;
  • Motorista de entrega;
  • Recepcionista;
  • Representante comercial.

Quando a pessoa não tem experiência, não há muito o que falar do desenvolvimento do trabalho. Então, deve focar em vincular características pessoais e estudantis, que faça link com a necessidade da vaga.

Como por exemplo, quando o entrevistador questionar sobre trabalho em equipe, comente sobre atividades que realiza em grupo na faculdade. Ou então, se questionar sobre como lidar com conflitos, você pode referir sua desenvoltura em conflitos familiares.

Leia também: Parcela de setembro do Auxílio Brasil começa a ser paga hoje

 

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito e benefícios sociais. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia! Bacharelado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e MBA em Gestão de Negócios.

Assuntos que você pode gostar..